03 abril, 2011

Por que os copos descartáveis causam tantos danos para o meio ambiente?

Você já pensou quantos copos descartáveis são usados no mundo diariamente?E já pensou que você está contribuindo com isso?

De nada adianta, por exemplo, desligarmos a luz das nossas casas por uma hora, e naquele dia consumirmos 10 copos plásticos, duas garrafas pet, 5 sacolas plásticas no mercado, mais pacotes de bolachas, mais pacote disso…e pacote daquilo! Assim, você não colabora com o planeta!
Todo produto sintetizado pelos humanos e que é desconhecido na natureza tem o potencial de causar danos ambientais. A intensidade do prejuízo depende da escala de uso e do tempo de permanência das substâncias no ambiente.
Sabemos que no RU da UFSM a escala de uso de copos plásticos descartáveis é muito alta, gerando toneladas de lixo por ano, e se considerarmos que o período para degradação do copo plástico que pode ser de 200 a 450 anos (Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003),  nós universitários somos responsáveis por um lixo que vai ficar no planeta por muitas e muitas gerações.  Os copos plásticos descartáveis usados atualmente não são biodegradáveis e são pouco alterados pelo ambiente após décadas de descarte. Assim, o uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como é hábito geral, seguido de seu descarte, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar na própria produção de plásticos, que gera resíduos tóxicos.
Na utilização de copos de plástico, deve-se levar em conta que este provém do petróleo, que é uma fonte não renovável, e que implica grande impacto ambiental em sua extração.
No quesito reciclagem, podemos afirmar que 100% do plástico é reciclável, porém para esse processo, é necessário lavá-lo, consumindo assim água e detergente, mesmo resíduo descartado na manutenção dos copos permanentes.

Os copos permanentes são menos prejudiciais ao meio ambiente!

Adote esse hábito no seu dia-a-dia!

Vá com a sua caneca!

Faça a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário